Stock Car continua perdida na temporada

Este ano a empresa que organiza a categoria tem dado mostra de incompetência no manejo das regras. Já mudou três ou quatro vezes as regras dos pit-stops com e sem obrigatoriedade de reabastecimento. Muitas vezes em cima da hora.

Agora, depois de criar uma corrida de rua com carros de alta potência no motor, mas com alguns pilotos de baixa potência cerebral, que se atropelam até mesmo antes da largada, como vimos num grande acidente múltiplo antes da largada, também nesta temporada, vimos um caso ridículo (aliás já escrevi um artigo usando exatamente esse adjetivo aqui no Blog), com as chicanes móveis na pista de Salvador.

Lembrando que os carros da V8 são muito potentes, e a pista – como qualquer outra de rua que eu já vi – tem pontos muito perigosos, em curvas muito fechadas ou muito estreitas, colocaram na reta oposta, de grande extensão, duas chicanes feitas com pneus – mas são chicanes móveis – deve ser tecnologia brasileira inédita no mundo esportivo – pois o saco de pneus (eu vi uma foto disso) está simplesmente apoiado no chão.

Ora, um carro que se esbarra por lá, nenhum problema para esse carro, mas o saco de pneus se desloca com o pequeno impacto. Quem vem atrás, ou pega uma curva quase livre da chicana móvel, oun vai encontrar ela no meio da curva, e aí, com mais uns três carros atrás, fuçando no cangote um do outro, pode acontecer um belo acidente – daqueles que muitos americanos e brasileiros adoram ver – mas isso é outro esporte, não automobilismo.

Que fizeram os gênios, que não planejaram antes, quando se estabeleceu o circuito, que acabaram criando uma chicane que se move? Fácil, e lógico, para eles!: todos farão aquelas curvas sob bandeira amarela permanente.

Pela primeira vez numa prova de automobilismo, sem problemas de chuva, ou defeitos na pista que apareceram em cima da hora, teremos um lugar que estará sempre sob bandeira amarela, onde ninguém – portanto – poderá ultrapassar. Não seria melhor a prova valer diretamente pelo resultado do classificatório?

Mas e os pilotos, principalmente aqueles a que me referi antes como de “de baixa potência cerebral”, como poderão perder uma oportunidade de ultrapassar antes dessa bandeira amarela? Até que instante eles vão tentar, e se colocarem os carros lado a lado antes da bandeira amarela, mas o outro não aliviar – aliás, por que aliviaria? – eles entrarão lado a lado na zona da bandeira amarela. Serão punidos, pelo menos serão punidos com justiça, ou injustiças vão acontecer.

Para que todo esse drama? Planejando antes, colocando regras claras e corretas antes, tudo estaria naturalmente encaminhado. Mas parece que eles só sabem “fazer nas coxas”.

1.659.251FJPB1.11

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/stock-car-continua-perdida-na-temporada/

2 comentários

  1. Pizzonia exagerou um pouco, já que se sentiu diretamente prejudicado, mas que a organização está perdidinha da silva isso está.

  2. Complementando toda a bagunça sobre a qual eu escrevi acima, gostaria aqui de transcrever as palavras de Antonio Pizzonia, sobre a Stock Car, dadas em seu Twitter, depois do treino:
    “A Stock Car poderia ser chamada de Fórmula Cacá Bueno. Quando ia abrir a minha volta, a direção de prova resolveu encerrar o treino antes do tempo. Curiosamente, somente os seis primeiros passam para a próxima fase. Adivinhem onde o Cacá Bueno estava? Sexto!”
    Pizzonia concluiu assim: “Essa manipulação ridícula destrói o nosso esporte. Falta de profissionalismo absurda. Regras não existem. Cada corrida é uma palhaçada nova.”

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.