Veja o GP da Alemanha de 2009 volta a volta

A largada do GP da Alemanha foi quase tranquila, mas Mark Webber forçou sobre Rubens Barrichello, e chegou a bater lateralmente no Brawn do brasileiro. Rubens cruzou em primeiro, a primeira volta, com Webber em segundo.

Kovalainen, Massa, Button Vettel, Raikkonen e Sutil cruzaram em seguida. Timo Glock, punido no treino por ter atrapalhado Fernando Alonso no Q1, largou dos boxes.

Massa foi quem mais avançou na largada, subindo 3 posições no grid.

A partir da volta 7 Vettel começou a pressionar mais fortemente a Massa, que dos líderes deve ser quem mais tarde vai fazer seu pit-stop.

Na volta 10 os líderes eram: Barrichello, Webber, Kovalainen, Button, Massa, Vettel, Raikkonen, Sutil e Rosberg.

A melhor volta da prova até aqui era de Webber, feita na 4ª volta, em 1:34,602.

Na volta 11 foi dada punição para Webber pelo toque no Barrichello na largada. Ele terá que cumprir um drive-through, deixando mais tranquilo o brasileiro na liderança.

A Force India nesse momento estava muito bem na prova, com Fisichella passando Alonso, para pegar a P11, e com Adrian Sutil na P8.

Barrichello foi o primeiro a parar nos pits. No seu retorno ele se posicionou atrás de Massa, ajudando o seu compatriota na briga com Sutil. Barrichello colocou pouco combustível, possivelmente assinalando mudança na estratégia, agora para uma terceira parada. O mesmo deverá acontecer com Button.

Na volta 17 a ordem na pista era: Webber, Massa, Barrichello, Vettel, Raikkonen, Sutil, Rosberg, Kubica, Fisichella e Alonso.

O primeiro piloto a abandonar foi Sebastien Bourdais, na volta 18.

Webber finalmente fez seu pit-stop, na volta 19, deixando Massa, temporariamente na liderança da prova. Neste momento o último colocado era Lewis Hamilton.

Com a permanencia de Massa na pista, antes de fazer seu primerio pit, a situação começoua se complicar, na prova, para sua briga com Webber, pois Barrichello não conseguiu ultrapassar seu compatriota, perdendo assim tempo na prova.

Na volta 23 a posição era de Massa, Barrichello, Raikkonen, Sutil, Rosberg, Webber, Button, Kubica, Heidfeld e Piquet.

Finalmente na volta 25 Massa fez seu pit, deixando Barrichello livre na liderança novamente. Após voltar a ficar de “cara para o vento” Rubens fez voltas pelo menos em 1,5s mais rápidas que quando estava seguro atrás de Massa. De qualquer maneira Webber, que vinha 4,2s atrás do brasileiro, na terceira posição, era pelo menos 0,8s mais rápido que o brasileiro.

Dos líderes Rosberg foi o último a fazer seu primeiro pit-stop, na volta 29. Assim as posições na pista eram: Barrichello, Webber, Button, Vettel, Massa, Rosberg, Raikkonen, Kovalainen, Nakajima e Fisichella. No momento aparece claro que Webber, muio mais rápido que Barrichello na pista, pelo menos 1,2s. Mas na parada houve problemas com a mangueira da Brawn, e Barrichello perdeu pelo menos 3s na parada. Isso deve causar a perda da vitória para o brasileiro, tudo por duas falhas de estratégia e operação da Brawn.

Na volta 36 Webber fez a melhor volta da prova novamente, com uma volta em 1:34,290. Repetiu a dose na volta seguinte, com uma volta em 1:34,003.

O último piloto a parar para seu pit foi Glock, que largou dos boxes, com bastante combustível. Ele parou na volta 37.

Na volta 40 o posicionamento na pista era: Webber, Vettel, Massa, Rosberg, Barrichello, Button, Alonso, Kovalainen, Kubica e Heidfeld.

Webber parou novamente na volta 43, deixando assim Vettel na liderança da prova pela primeira vez no GP da Alemanha. Mas Vettel também fez seu segundo pit na volta seguinte, com Webber retornando à liderança da prova.

Rubens vinha perdendo tempo na pista, e Button fazia voltas em pelo menos 0,7s mais rápido que o brasileiro, se aproximando muito na pista. A diferença entre eles baixou de 1s.

A melhor volta da prova foi novamente batida na volta 48 e 49, agora por Fernando Alonso, que fez sua volta em 1:33,365.

Na volta 50 as posições eram: Webber, Barrichello, Button, Vettel, Massa, Rosberg, Alonso, Nakajima, Kovalainen e Glock.

A continuar o ritmo da prova, pode ser a primeira vitória de um australiano na F-1 desde 1981, quando houve a vitória de Alan Jones, em Las Vegas.

Depois das últimas paradas para os pits, o posicionamento na pista, na volta 54, era Webber, Vettel, Massa, Rosberg, Button, Barrichello, Alonso, Kovalainen, Glock e Heidfeld. A dobradinha da Red Bull parece consolidada neste momento, com Webber liderando por 13,4s sobre seu companheiro.

Nas últimas voltas Alonso começou a pressionar o Barrichello, que também teve que pressionar Button, com os três muito próximos na pista, numa luta que durou as últimas 4 voltas da prova.

No final Weeber cruzou a linha de chegada em primeiro, com Vettel em segundo, e Massa fazendo seu primeiro pódio. Em seguida cruzaram Rosberg, Button, Barrichello, Alonso e Kovalainen.

Líderes de voltas:
Rubens Barrichello: 1 – 14 / 26 – 32 – total: 21
Mark Webber: 15 – 19 / 33 – 42 / 45 – 60 – total: 31
Felipe Massa: 20 – 25 – total: 6
Sebastian Vettel: 43 – 44 – total: 2

1.651.514FJPB1.9

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/veja-o-gp-da-alemanha-de-2009-volta-a-volta/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.