Veja o GP de Cingapura volta a volta

A largada do GP de Cingapura foi tranquila com a maioria dos pilotos da frente mantendo suas posições. Quem melhorou mais ao final da 1ª volta foram as Brawns, Rubens Barrichello subiu duas posições, passando em 7º, enquanto Button passou em 10º.

O alemão Nicky Heidfeld teve problemas com seu carro antes da largada, e teve de partir dos boxes. Rubinho perdeu 5 posições, pela troca do câmbio de sua Brawn GP, e largou da 10ª posição.

O primeiro piloto a abandonar a prova, na volta 3, foi o estreante Romain Grosjean, da Renault. Não se pôde ver nenhum problema com o carro, mas ele entrou direto nos boxes.

O primeiro a fazer a volta mais rápida da prova foio Hamilton, que melhorou seus tempos nas voltas 2, 3 e 4. Na volta 5 nova volta mais rápida da prova, desta vez de Vettel. Na volta seguinte novamente Hamilton, com uma volta em 1:48,700.

Na volta 7 novamente Hamilton fez a volta mais rápida da prova, em 1:48,638. Nessa volta os líderes eram Hamilton, Rosberg, Vettel, Glock, Alonso, Webber, Barrichello e Kubica. Com os tanques ficando mais leves, e o grip dos pneus melhorando, Hamilton continuava voando, e na volta 8 fez nova volta mais rápida da prova, com uma tempo de 1:48,423. Logo na volta seguinte a volta mais rápida da prova foi para Nico Rosberg, com volta em 1:48,352.

Na volta 15 os líderes eram Hamilton, Rosberg, Vettel, Glock, Alonso, Webber, Barrichello, Kubica, Kovalainen e Button.

Dos líderes o primeiro a parar, para seu pit-stop, foi Vettel, na volta 17. Ele voltou na 7ª posição, logo atrás de Barrichello. Rosberg foi o 2º a parar no pit-stop, mas no retorno à pista ele derrapou com seu carro, e passou totalmente sobre a linha branca, devendo ser punido com um drive-through. Barrichello parou na volta 19. Em seguida, na volta 20, parou o líder, Hamilton.

Na volta 20 Sutil e Heidfeld bateram. A culpa foi de Sutil, quqndo ele tentava ultrapassar uma STR. Heidfeld não teve como desviar do carro de Sutil, que ficou atravessado na pista, e estava tentando retornar no momento errado. O Safety-Car teve que entrar na pista.

Alonso liderou apenas uma volta, entrando nos boxes aproveitando o Safety Car. Hamilton retornou à liderança. Nessa volta houve um acidente nos boxes na saída do pit de Jaime Alguersuari. Ele saiu antes da mangueira de reabastecimento fosse retirada, e saiu arrastando um mecânico, numa situação similar à que ocorreu com Felipe Massa em 2008.

Sutil chegou a retornar à pista, mas na volta seguinte voltou aos boxes, para abandonar a prova.

Na volta 27 os líderes eram Hamilton, Vettel, Glock, Alonso, Barrichello, Kovalainen, Button, Webber, Kubica e Nakajima.

A partir da volta 28 Vettel começou a pressionar o líder Hamilton. Os dois eram os únicos a virar abaixo dos 1:50.

Na volta 33 todos os líderes, até Button, o 7º colocado, viravam abaixo dos 1:50 – enquanto os três primeiros, Hamilton, Vettel e Glock, rodavam abaixo dos 1:49.

Perto de fazer seu 2º pit, Hamilton voltou a fazer a volta mais rápida da prova, na volta 36, em 1:48,345.

Na volta 37, por causa das ondulações da pista, Vettel perdeu seu retrovisor direito.

A Ferrari não teve realmente um bom fim de semana em Cingapura, tanto que na volta 38 Raikkonen era apenas o 11º colocado, enquanto Fisichella era o 14º colocado.

Dos líderes o primeiro a fazer seu 2º pit-stop foi Vettel. Ele retornou na 7ª colocação.

Na volta 40 os líderes eram Hamilton, Glock, Alonso, Barrichello, Kovalainen, Button, Vettel, Webber, Kubica e Nakajima.

Vettel acabou punido com um drive-through, por excesso de velocidade no pit-lane. Hamilton e Barrichello agradecem penhorados. Hamilton estava absoluto na prova, com uma boa vantagem, agora de 9,7s, para Glock. Após a punição de Vettel, ele retornou em 9º, logo à frente de Raikkonen.

Hamilton parou para seu 2º pit-stop, na volta 46, logo em seguida de Webber bater no muro após sair de seu 2º pit-stop, ele que apresentou bastante fumaça negra em seus freios, logo antes de parar. A TV mostrou depois que seus freios já se quebraram na entrada dos boxes, e que a equipe já sabia do problema, mas mandou Webber de volta à pista.

Na volta 49 os dois carros da Toro Rosso abandonaram no mesmo instante, dando uma pequena confusão no pit-lane para manobrar os 2 carros.

Na volta 50 Alonso, que ficou 4 voltas na liderança, parou para fazer seu 2º pit-stop, deixando apenas Button (4º) e Raikkonen (6º) como os únicos, entre os oito primeiros, ainda sem fazer suas 2ª paradas. Button parou na volta seguinte e retornou duas posições à frente de Barrichello.

Raikkonen foi o último a fazer seu 2º pit-stop, entrando na volta 52.

Na volta 53 os primeiros eram: Hamilton, Glock, Alonso, Vettel, Button, Barrichello, Kovalainen, Kubica, Nakajima e Raikkonen. Nessa volta Alonso fez sua volta voadora, fazendo a volta mais rápida da prova, com um tempo 1:48,240.

Button, que começava a pressionar a Vettel, começou a ter problemas nos freios e diminuiu sensivelmente seu ritmo de corrida, para evitar a quebra de seu sistema de freio. Ele, que estava mais de 0,3s mais rápido que Vettel, e quase 0,7s do que Barrichello, passou a girar pelo menos 1,5s mais lento que Vettel, e 1,1s que Barrichello.

À frente Hamilton rodava soberano, sendo o 2º mais rápido da pista, o mais rápido era Barrichello, mas ainda com 3,5s de desvantagem para Button, não tinha chance, mesmo com uma volta 4s mais rápido que Button.

Na volta seguinte a prova se encerrou, com a vitória tranquila de Hamilton, 9,6s à frente de Glock. Em seguida chegaram Alonso, Vettel, Button, Barrichello, Kovalainen, Kubica, Nakajima e Raikkonen. Este foi um resultado que não ajudou nada ao brasileiro, que acabou prejudicado pela 2ª entrada do Safety Car na pista. Ele perdeu 1 ponto para Button e 2 para Vettel.

» Resumo da prova:

– Volta mais rápida da prova: 1:48,240 na 53ª volta (Fernando Alonso)

– Líderes de voltas:
Lewis Hamilton: 1 / 20 – 22 / 46 – 51 / 61 (56 voltas)
Fernando Alonso: 21 / 21 – 47 / 50 (5 volta)

1.656.797FJPB1.8

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/veja-o-gp-de-cingapura-volta-a-volta/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.