
Confira todos os campeões, vices e terceiros, da era moderna da NASCAR, desde o ano de 1972, quando ela tomou o corpo e a organização que brilha no esporte a motor de forma indelével.
A NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing) é uma associação privada, formada em 1948, quando Bill France criou a associação dos Stock Cars americanos, para unificar as corridas dispersas, que aconteciam por todo o território americano.
A primeira corrida sancionada pela NASCAR aconteceu em fevereiro de 1948, em Daytona, e foi vencida por Red Byron, piloto de Atlanta. Já em 1949, foi criada a primeira divisão de corridas americana.
Depois dessa primeira temporada a categoria se firmou e disputou uma série ininterrupta de temporadas, que dura até hoje. Mas depois de ser apenas denominada de Nascar Cup (ou Copa Nascar, em português) a organização resolveu vender seu nome para um patrocinador master. Esse patrocínio master dava o direito da empresa patrocinadora colocar seu nome na categoria.

Assim nasceu, em 1972, a primeira de uma série que, em 2017, entrou em sua quarta versão, após o novo contrato da Nascar com a Monster Energy. A série que se denominou então de Nascar Wiston Cup durou nada mais, nada menos, que 32 anos, sendo o nome conhecido até o final da temporada de 2003.
Depois veio a denominação Nascar Nextel Cup que, durando de 2004 à 2007, foi a mais curta da história da Nascar Cup: apenas quatro anos.
Com a Nascar Sprint Cup, a denominação durou até a temporada de 2016, portanto foram nove anos com essa empresa de seguros. A partir de 2017, e por um prazo não informado, a categoria vai se chamar Nascar Monster Energy Cup, ou mais resumidamente: Nascar Monster Cup.
Para historiar essas Nascar Cup históricas montamos as tabelas abaixo. A primeira mostrando todos os campeões da era moderna da Nascar – incluindo seus vice-campeões e mais os terceiros colocados -, separados pelas respectivas denominações oficiais. Já a segunda mostra o total de campeonatos – e também vices e terceiros – que cada um desses pilotos da elite da Nascar acumulou.

Como pode ser constatado nas tabelas abaixo, dois pilotos são os grandes heróis na era moderna da Nascar: Dale Earnhardt Sr e Jimmie Johnson. Cada um deles acumulou sete títulos. Atrás deles, mas bem afastados, se destacam Jeff Gordon e Richard Petty, com quatro títulos cada um.
Digno de nota é que Petty na verdade acumulou sete campeonatos, assim como Earnhardt Sr e Jimmie Johnson, porém três de seus títulos vieram antes do que denominamos era moderna da Nascar.
Logo atrás aparecem Darrell Waltrip, Cale Yarborough e Tony Stewart, com três títulos cada. Terry Labonte é o último dos oito pilotos que venceram pelo menos duas temporadas, como é exatamente o seu caso. Mark Martin é um caso especial nesse universo, já que por cinco vezes foi o vice-campeão (e por outras quatro finalizou temporadas em terceiro lugar), mas jamais foi campeão. O piloto se retirou das pistas na temporada de 2013, trinta e três anos depois de sua estreia em 1981.
Nas tabelas abaixo, mostramos um total de 44 pilotos diferentes – o que fecha todas as 51 temporadas disputadas na era moderna da Nascar. Destacando que Joey Logano foi o último vencedor, tendo alcançado em 2022 seu segundo título na categoria.

Aprecie sem moderação:

tabela 1: acima a listagem de todos os campeões (além dos vices e dos terceiros) na era moderna.

tabela 2: acima o total de títulos (além de vices e terceiros) acumulados pelos pilotos de ponta
PS: contando os três títulos de Richard Petty na fase romântica da Nascar, ele acumulou um total de sete títulos, estando portanto empatado com Dale Earnhardt Sr e Jimmie Johnson.

1 comentário
muito interessante seus conteúdos gostei muito deles. Parabéns 🙂