Dakar: Resultados da 13ª especial

Na disputa da 13ª etapa neste sábado (14), entre Shaybah e Al-Hofuf, com extensão cronometrada de 154 km, sem maiores dificuldades e com poucas surpresas, sem nenhuma mudança entre os líderes.

Confira abaixo maiores detalhes do que de mais importante aconteceu durante esta segunda semana na 45ª edição do Rali Dakar.

Confira tudo sobre todas as edições do Rali Dakar desde 2007 clicando aqui!

» dia 13 (14/01) – 154 km

Sebastien Loeb – recorde de maior número de vitórias consecutivas entre os Carros no Dakar (6)

Sebastien Loeb alcançou sua sétima vitória neste Dakar, a sexta consecutiva agora o recorde anterior de vitórias consecutivas entre os Carros, superando a marca que vigorava há muitos anos, de Ari Vatanen. Só lembrando que a marca histórica ainda está com Seth Quintero, no Dakar 2022, que venceu espantosas oito especiais consecutivas.

Na geral dos Carros não tem jeito, o título está mais que garantido para o qatari Nasser Al-Attiyah, que tem quase 82 minutos de vantagem sobre Loeb, e quase 96 minutos sobre o brasileiro Lucas Moraes, o brasileiro melhor classificado nesta edição do Dakar.

Os irmãos Kevin e Luciano Benavides fizeram uma dobradinha nas Motos, com Kevin vencendo pela primeira vez neste ano, graças à uma punição de 1 minuto para seu irmão, que de outro modo teria alcançado sua quarta vitória. Mas na geral das Motos Toby Price ainda está na liderança, mas com míseros 12 segundos de vantagem sobre Kevin e 91 segundos sobre Skyler Howes.

Nos Trucks Martin Macik chegou à sua quinta vitória superando Janus van Kasteren hoje por mais de 3 minutos e quebrando uma sequência de quatro vitórias consecutivas de pilotos holandeses. Mas na geral dos Trucks o título vai ficar mesmo com Janus, que já colocou quase 97 minutos sobre Macik, que agora é o novo vice-líder.

Nos Quadris o brasileiro Marcelo Medeiros alcançou sua quarta vitória consecutiva e melhorou uma posição na geral, ficando na nona colocação. Alexandre Giroud é o líder, com pouco mais de 40 minutos de vantagem sobre Francisco Moreno, devendo ser o campeão após a última especial de 2023 – será assim bicampeão nessa categoria.

Nos UTV LWP (protótipos Leves) a vitória de sábado ficou com Mitchell Guthrie, sua quinta neste Dakar, ficando à frente de Ignacio Casale e Seth Quintero. Mas na geral a liderança está folgada – mais de 54 minutos – para Austin Jones em cima de Quintero. Aqui não haverá luta nem pelo terceiro lugar, pois Guillaume de Mevius tem quase 1,5 horas sobre Cristina Gutierrez Herrero, em sua melhor classificação em seus três disputas no Dakar.

Finalmente nos UTVS SSV (Derivados de Serie) embora Eryk Goczal tenha vencido a especial deste sábado, colocando mais de 4 minutos de vantagem sobre Rokas Baciuska, o lituano ainda conta com pouco mais de 3 minutos sobre o polonês. A briga promete muito, pois mesmo sendo uma especial “fácil” a última de cada Dakar há chances concretas do jogo virar amanhã.


» dia 12 (13/01) – 185 km

Nos Carros houve uma troca de posições entre Lucas Moraes e Sebastien Loeb, com o francês superando o brasileiro pela vice-liderança na geral. Mas com relação ao líder nenhuma alteração, com Nasser Al-Attiyah mantendo-se a quase 88 minutos à frente do agora novo vice-líder. Na especial desta sexta Loeb alcançou sua quinta vitória consecutiva – e sexta neste Dakar -. seguido por Mattias Ekstrom e Al-Attiyah. Moraes foi apenas o décimo e por isso perdeu a posição que tinha até ontem na geral.

A quinta vitória consecutiva de Loeb, num mesmo rali, o faz igualar a marca histórica de Ari Vatanen, nos Carros.

Nas Motos nova mudança de líder, com Toby Price novamente na liderança deixando Skyler Howes em segundo na geral, mas com uma diferença ainda mínima entre os dois – de meros 28 segundos. Na especial a vitória ficou com o chileno Cornejo Florimo, superando a Daniel Sanders por apenas 49 segundos, e Price aparecendo com a terceira colocação.

Nos Trucks aconteceu a segunda vitória do holandês Janus van Kasteren, que deixou para trás seus compatriotas Mitchel van den Brink e Martin van den Brink, com os três separados – ao final da especial – por mais de 13 minutos entre cada. Na geral Janus volta a contar com um pouco mais de tranquilidade, já que colocou pouco mais de 33 minutos sobre Martin. O tcheco Martin Macik já está fora da disputa pelo título de 2023, com atraso superior à 80 minutos.

Nos Quadris nenhuma surpresa, apenas confirmando a terceira vitória consecutiva do brasileiro Marcelo Medeiros, hoje sobre Giovanni Enrico. Na geral Medeiros veio para a décima colocação, com Alexandre Giroud liderando por 44 minutos à Francisco Moreno. Giroud está muito perto de seu primeiro título no Dakar.

Nos UTVs LWP (Protótipos Leves) o americano Mitchell Guthrie alcançou sua quarta vitória colocando 29 segundos de vantagem para Ignacio Casale e de 52 segundos sobre o ex-líder Guillaume de Mevius. Na geral dos LWPs nenhuma surpresa com o americano Austin Jones praticamente garantido como o campeão de 2023, já que tem mais de 64 minutos de frente para seu compatriota Seth Quintero. De Mevius vem em terceiro e, com uma desvantagem de mais de 21 minutos, terá muita dificuldade em tirar essa diferença e alcançar o vice-campeonato nas últimas duas etapas.

Finalmente nos UTVs SSV (Derivados de Série) tivemos a primeira vitória de Michal Goczal, que conseguiu ser 13 segundos mais rápido que Rokas Baciuska. Rokas se mantém na liderança numa classe com muitas disputas, mas saiu desta 12ª especial um pouquinho mais tranquilo na liderança, já que aumentou sua vantagem sobre Eryk Goczal em cerca de 3 minutos.

Nesta categoria o brasileiro Bruno Conti subiu para a sexta colocação na geral, enquanto os outros dois (Cristiano Batista e Rodrigo Luppi estão fora dos Top 30.


» dia 11 (12/01) – 275 km

Martin van der Brink

Nos Carros nenhuma surpresa maior, com nova vitória de Sebastien Loeb – sua quinta nesta edição – que chegou mais de 2 minutos à frente do compatriota Guerlain Chicherit, seguido bem de perto por Mattias Ekstrom. Na geral tudo continua tranquilo para Nasser Al-Attiyah, que está com mais de 81 minutos de frente para o brasileiro Lucas Moraes, que se mantém há 3 dias na vice-liderança dos Carros.

Nas Motos tivemos surpresas, com Luciano Benavides alcançando sua terceira vitória, à frente de Daniel Sanders e de Toby Price. Mas o líder voltou a ser Skyler Howes, com Kevin Benavides caindo para o terceiro na geral, atrás de Price. Mas aqui a diferença entre osnovos líderes é de exatos 28 segundos, o que deixa a luta pelo campeonato totalmente em aberto.

Nos Trucks aconteceu a primeira vitória do holandês Martin van den Brink, que foi pouco mais de 18 minutos mais rápido que Martin Macik. Na geral Janus van Kasteren continua na liderança, mas viu sua vantagem cair muito para Martin, que chegou a pouco mais de 1 minuto de diferença, enquanto Macik já está fora da disputa, com desvantagem de quase 48 minutos.

Nos Quadris vimos a segunda vitória de Marcelo Medeiros que deixou Alexandre Giroud mais de 6 minutos atrás. Mas na geral Giroud é o grande líder, e aqui não está havendo muita disputa pelo título, já que Francisco Moreno tem uma desvantagem que supera os 80 minutos. Medeiros, apesar dos bons resultados nas últimas especiais, ainda está na 11ª – e última – colocação da geral.

Nos UTVs LWP tivemos uma grande surpresa, além da primeira vitória do português Ricardo Porém, com seu compatriota, João Ferreira, chegando a apenas 20 segundos de diferença. Na geral dos Protótipos Leves Austin Jones assumiu a liderança com os problemas de Guillaume de Mevius, que caiu para a terceira colocação, sendo ultrapassado também por Seth Quintero. Mas a diferença entre os dois novos líderes é muito ampla, o que significa que, se nada muito ruim acontecer com Jones ele será o novo campeão dessa classe.

Finalmente nos UTVs SSV tivemos a quarta vitória de Rokas Baciuska, que entretanto tem sido menos constante que o desejado – e esperado – e tem Eryk Goczal em seus calcanhares, a menos de 5 minutos de diferença, com Marek Goczal vindo a pouco mais de 14 minutos. Nessa classe os brasileiros Cristiano Batista e Bruno Conti continuam em sexto e sétimo, respectivamente.


» dia 10 (11/01) – 114 km

Nos Carros Nasser Al-Attiyah mantém tudo sob controle devendo ser o campeão desta 45ª edição, pois tem uma vantagem superior à 81 minutos, exatamente para o brasileiro melhor colocado de todo o Dakar, Lucas Moraes. Sebastien Loeb foi o vencedor de hoje, à frente de Mattias Ekstrom e Lucas.

Nas Motos uma reviravolta na liderança da geral, que está extremamente disputada. Hoje Kevin Benavides deixou Skyler Howes para trás, mas a diferença entre os dois ainda é bem pequena, de pouco mais de 1 minuto. A vitória de hoje ficou com o piloto de Botswana Ross Branch, com Howes tendo problemas e terminando na 13ª colocação.

Nos Trucks a maior surpresa desta segunda e última semana do Dakar, com o líder Ales Loprais perdendo muitas posições após seu caminhão atingir um espectador que estava num local não permitido e atrás de uma duna. O espectador acabou falecendo quando era transportado para um hospital. Assim o novo líder agora é Janus van Kasteren, com o holandês terminando a geral com vantagem de quase 23 minutos sobre o compatriota Martin van den Brink. A especial foi vencida por outro holandês, Pascal de Baar, que foi apenas 22 segundos mais rápido que Van den Brink.

Nos Quadris Alexandre Giroud segue firme rumo ao título de 2023. Sua vantagem na geral sobre Francisco Moreno diminuiu pouco mais de 1 minutos, mas ela ainda é superior aos 77 minutos. Na especial a vitória ficou com o brasileiro Marcelo Medeiros, que deixou Manuel Andujar pouco mais de 1 minuto para trás nesta quarta, mas o brasileiro continua na 11ª colocação, muito atrás do décimo colocado, Alejandro Fantoni (são mais de 8 horas de diferença, por causa de punições).

Finalmente nos UTVs LWP (Protótipos Leves) temos a disputa apertando bastante entre o líder Guillaume de Mevius e o vice Austin Jones, com a diferença entre ambos caindo quase 5 minutos. Seth Quintero vem tranquilo na terceira colocação na geral, mas também não tem como ameaçar os líderes, já que tem uma desvantagem de quase 1 hora para eles.

Nos UTVs SSV (Derivados de Série) a disputa apertou ainda mais, já que Eryk Goczal tirou mais de 1 minuto da desvantagem que tinha ontem para Rokas Baciuska. A disputa está muito apertada, e não só entre os dois, pois Gerard Farres Guell tem uma desvantagem pequena, de menos de 7 minutos, que pode ser tirada nos últimos quatro dias de disputa. Na especial de hoje o espanhol Guell foi o vencedor, à frente de Marek Goczal e Eryk. Rokas foi o quarto no dia de hoje.


» dia 09 (10/01) – 439 km

Ales Loprais

Nos Carros esta terça-feira viu Nasser Al-Attiyah manter sua enorme vantagem – de quase 82 minutos – mas agora para o brasileiro Lucas Moraes, que ainda se mantém mais de 21 minutos à frente de Sebastien Loeb. A vitória nesta nona especial ficou com Loeb, que viu o lituano Vaidotas Zala chegar à menos de 1 minuto. Moraes foi o décimo hoje.

Nas Motos a diferença praticamente inexiste entre os dois ponteiros. Skyler Howes ainda lidera, mas Toby Price está a míseros 3 segundos de diferença, com Kevin Benavides a pouco mais de 5 minutos. Na especial a vitória hoje ficou com Luciano Benavides, que foi o primeiro piloto das Motos a vencer mais de uma especial. Price e Howes chegaram logo atrás nesta especial.

Nos Trucks Ales Loprais se manteve na liderança da geral, com quase 27 minutos de vantagem sobre o vencedor desta especial. Martin van den Brink chegou apenas em oitavo na especial, perdendo terreno para os ponteiros. O holandês já tem mais de 46 minutos de desvantagem para Loprais.

Nos Quadris Alexandre Giroud lidera com muita tranquilidade. O francês já tem quase 80 minutos de vantagem sobre Moreno Flores na geral, com Manuel Andujar vindo em terceiro outros 23 minutos mais atrás. Na especial de hoje a vitória inédita do lituano Laisvydas Kancius, que foi mais de 4 minutos mais rápido que Moreno, e mais de 5 minutos que o brasileiro Marcelo Medeiros.

Finalmente nos UTVs LWP (Protótipos Leves) a liderança continuou com Guillaume de Mevius, que tem uma pequena folga sobre Austin Jones, de quase 13 minutos. Seth Quintero já está fora da disputa de campeão na classe, já tendo mais de 73 minutos de atraso. Hoje o argentino David Zille chegou à sua primeira vitória, mas foi por quase nada sobre De Mevius, exatos 2 segundos.

Já na classe SSV (Derivados de Série) Rokas Baciuska manteve-se na liderança, cerca de 5 minutos à frente de Eryk Goczal, que foi o vencedor da especial, onde deixou Rokas em segundo lugar, 46 segundos para trás. Na especial de hoje Quintero venceu com Ignacio Casale vindo muito perto.


Projeção dos Prováveis Campeões em cada Categoria, a falta da última etapa

CategoriaLíderVice-líderDiferençaNossa Projeção
CarrosNasser Al-AttiyahSebastien Loeb 81m 42s
-05m 28s
Nasser será campeão
MotosToby PriceSkyler Howes 00m 12s
-00m 16s
tudo em aberto
TrucksJanus van KasterenMartin Macik 76m 42s
+++++
Janus será campeão
QuadrisAlexandre GiroudFrancisco Moreno 40m 20s
-03m 40s
Giroud será campeão
UTV LWPsAustin JonesSeth Quintero 54m 30s
+10m 07s
Jones será campeão
UTV SSVsRokas BaciuskaEryk Goczal 03m 24s
+04m 19s
tudo em aberto
Os valores na coluna Diferença indicam valores da última especial e quanto se alterou desde a etapa anterior

Atenção: em se tratando de um rali muito extenso, com mais de 200 km de especiais a cada etapa – e muitas vezes mais de 400 km – a projeção acima é válida apenas se não houver um grande imprevisto e/ou acidente com o líder da categoria.


Confira um resumo do Dakar, com o roteiro detalhado desta edição do Dakar,a evolução dos brasileiros, os vencedores de cada especial e em cada categoria, e quem já venceu pelo menos duas especiais.

» Confira os Vencedores das Especiais

DiaCarrosMotosTrucks
13Sebastien LoebKevin BenavidesMartin Macik
12Sebastien LoebCornejo FlorimoJanus van Kasteren
11Sebastien LoebLuciano BenavidesMartin van den Brink
10Sebastien LoebRoss BranchPascal de Baar
09Sebastien LoebLuciano BenavidesJanus van Kasteren
08Sebastien LoebRoss BranchMartin Macik
07Yazeed Al-RajhiJanus van Kasteren
06Nasser Al-AttiyahLuciano BenavidesMitchel van den Brink
05Nasser Al-AttiyahAdrien van BeverenAles Loprais
04Sebastien LoebJoan Barreda BortMartin Macik
03Guerlain ChicheritDaniel SandersMartin Macik
02Nasser Al-AttiyahMason KleinAles Loprais
01Carlos SainzRicky BrabecMartin Macik
PrologoMattias EkstromToby PriceMartin Macik
Tabela #1: Carros, Motos e Trucks


DiaQuadrisLWPSSV
13Marcelo MedeirosMitchell GuthrieEryk Goczal
12Marcelo MedeirosMitchell GuthrieMichal Goczal
11Marcelo MedeirosRicardo PoremRokas Baciuska
10Marcelo MedeirosSeth QuinteroGerard Farres Guell
09Laisvydas KanciusDavid ZilleErik Goczal
08Manuel AndujarJoão FerreiraGonzalez Ferioli
07Mitchell GuthrieRokas Baciuska
06Manuel AndujarGuillaume de MeviusMarek Goczal
05Francisco MorenoSeth QuinteroRokas Baciuska
04Alexandre GiroudMitchell GuthrieEryk Goczal
03Alexandre GiroudAustin JonesCristiano Batista
02Alexandre GiroudMitchell GuthrieMarek Goczal
01Alexandre GiroudLopez ContardoEryk Goczal
PrologoAlexandre GiroudCristina GutierrezRokas Baciuska
Tabela #2: Quadris, Protótipos Leves (LWP) e Derivados de Série (SSV)

1.386.879FJPB1.1.125

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/dakar-comeca-a-segunda-semana-de-provas/