24 Horas de Le Mans: Ferrari vence após meio século

Meio século depois a Ferrari volta a vencer uma 24 Horas de Le Mans. Na edição de 2023 a vitória do carro 51 foi comandada pelos pilotos Pier Guidi, Calado e Giovinazzi.

A equipe Ferrari AF Corse utilizou uma Ferrari 499P nessa vitória histórica, deixando o Toyota GR010 Hybrid da equipe Toyota Gazoo na segunda colocação, com um Cadillac V-Series.R completando o pódio.

Os três pilotos vencedores da corrida, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi, nunca tinham vencido essa prova.

Na classe LMP2 a vitória ficou com o Oreca-Gibson 07 da Inter Europol, comandada pelos pilotos Smiechowski, Scherer e Costa. Eles se classificaram em nono na geral.

Finalmente na classe LMGTE AM a vitória foi do carro #33, com o Corvette C8.R pilotado por Keating, Catsburg e Varrone. Eles se classificaram em 26º lugar na geral.

Nenhum brasileiro chegou entre os Top 5 em nenhuma das três classes, muito embora até a 10ª hora tínhamos pelo menos três deles nas melhores posições. Mas todos, exceto Felipe Nasr, terminaram dentro dos Top 10 de cada categoria.

Nesta edição do centenário apenas dois carros chegaram na volta final, numa edição que teve o menor número de voltas completadas – 342 – devido às chuvas que caíram no início da prova, e também no período noturno, obrigando a muitas bandeiras amarelas, “Low zones” e também “safety cars”. Neste século só ganha das 321 voltas que foram disputadas em 2001.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

» Confira os melhores na classe Hypercar:

» Confira os melhores na classe LMP2:

» Confira os melhores na classe LMGTE AM:

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

Tudo sobre a 24 Horas de Le Mans:
» Todos os Vencedores da 24 Horas de Le Mans
» Os Carros da 24 Horas de Le Mans
» Hyperpole, nova classificação da 24 Horas de Le Mans
» A História da 24 Horas de Le Mans
» Conheça o novo Formato da Classificação para 2020

1.752.683FJPB2.475

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/24-horas-de-le-mans-ferrari-vence-apos-meio-seculo/