F-E: Quatro disputam o título em Londres

Neste fim de semana haverá a grande final, numa etapa dupla nas Ruas de Londres. O título de campeão está – matematicamente falando – entre quatro pilotos: Jake Dennis, Nick Cassidy, Mitchell Evans e Pascal Wehrlein.

O piloto inglês Dennis é o que tem as maiores chances, matemáticas e reais, de levar a taça de campeão. Entretanto é, dos quatro, o que tem menos vitórias, embora com mais pódios – mas isso pode fazer toda a diferença, como se verá à seguir.

Com 47 pontos de desvantagem Pascal precisaria basicamente vencer as duas corridas, tanto a de sábado, quanto a de domingo. Melhor se levar a pontuação máxima nas duas corridas (pole, volta mais rápida e logicamente a vitória). Mas mesmo nessa situação ao líder Dennis bastaria conseguir amealhar 12 pontos (por exemplo com dois sétimos lugares) para se sagrar campeão. À Pascal restaria torcer para que Dennis não conseguisse alcançar os 12 pontos.

Para Evans a situação seria apenas marginalmente mais fácil. Mesmo assim, mesmo levando as pontuações máximas, ainda precisaria que Dennis não chegasse nos 16 pontos ( por exemplo com dois sextos lugares).

Nick Cassidy – vice-líder de 2023

Já a grande disputa deve ficar mesmo entre Dennis e Cassidy, pois aqui a diferença entre os dois é de 24 pontos hoje. Se Cassidy vencer as duas corridas, mas sem levar nenhum ponto de bonificação, bastaria que Dennis não fizesse 27 pontos (um segundo e um terceiro lugares simples) para que o neo-zelandês conseguisse o título inédito.

Entretanto se Cassidy levar os 58 pontos em jogo na final, aí a situação de Dennis ficaria bem complicada. Mesmo assim se Dennis completar ambas as provas na segunda colocação, isso daria ao piloto inglês o título, também inédito para ele.

De qualquer forma uma coisa é certa, o título de campeão será um título inédito para qualquer um dos postulantes. Ou seja, teremos obrigatoriamente o oitavo campeão diferente em nove temporadas da Fórmula E.

Confira tudo sobre a categoria exclusiva de carros elétricos

» Confira a situação dos postulantes ao título de 2023:

#PilotoPontosVitóriasPódiosPoles+Rápidas
Jake Dennis1952924
Nick Cassidy1713701
Mitchell Evans1513522
Pascal Wehrlein1483400
Para ver a tabela completa clique aqui!
Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.631.859FJPB1.135

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f-e-quatro-disputam-o-titulo-em-londres/