Fórmula 3: Lambert comemora quarto lugar em ano de estréia

Alcançar o quarto lugar na principal competição de monopostos do continente é algo para se comemorar. Ainda mais se o piloto iniciou o ano com poucas perspectivas de conseguir competir, estreando sem disputar as quatro primeiras corridas da temporada. E, apesar disso tudo, ainda consegue vitória, pole e sobe ao pódio com frequência. Essa é uma das formas como se pode descrever o 2009 do carioca Henrique Lambert na Fórmula 3 Sul-americana.

“Foi um ano muito bom, fiquei bastante contente e satisfeito com tudo o que consegui. Durante a temporada eu ganhei muita quilometragem, conheci pistas importantes e vivi todas as situações possíveis dentro do automobilismo, dentro de uma corrida. Foi uma experiência muito importante”, afirma Lambert, que disputou a temporada com a equipe Razia Sports.

“Eu venci corrida, fiz pole, participei de disputas intensas por posições. Larguei no fundo do grid e cheguei entre os primeiros, larguei na frente e não consegui terminar a prova bem. Conheci circuito de rua, pistas travadas, outras velozes. Não faltou nada”, garante o jovem de 22 anos, que tem apenas dois anos de experiência em corridas de carro.

O piloto carioca estreou apenas na terceira rodada dupla do certame, disputada em sua cidade natal. “Eu estava feliz somente por competir. Foi um esforço muito grande conseguirmos o apoio necessário, e os meus patrocinadores me ajudaram muito. Era importante andar de F-3 após disputar a Fórmula São Paulo e dar sequência na minha carreira”, conta o campeão do certame de base paulista em 2008.

Após um começo difícil, o piloto se adaptou rápido à categoria e em sua segunda rodada subiu ao pódio pela primeira vez, em Santa Cruz do Sul. A partir daí, ele subiu ao pódio em mais seis das oito provas seguintes, anotando duas poles na preliminar da Fórmula 1 em Interlagos e vencendo a 15ª etapa em Campo Grande.

“A vitória foi o melhor momento do ano. Foi uma sequência muito boa, eu não esperava estes bons resultados tão rápido. Meu objetivo inicial era aprender e andar entre os cinco, seis primeiros. Mas a Razia Sports me deu um carro confiável e competitivo e tive condições de fazer uma boa temporada”, comenta.

“No balanço geral, o ano foi muito bom. Eu não disputei 40 pontos, enfrentei pilotos experientes e terminei em quarto. Foi muito positivo”, aponta.

O piloto carioca já projeta a temporada 2010, com objetivos mais ousados. “Com a temporada completa, incluindo toda a pré-temporada, eu quero brigar pelo título. Este ano eu consegui me consolidar na categoria. Agora já conheço as pistas, o carro, estou bastante animado”, adianta. Seus planos incluem inclusive saltos maiores. “Eu pretendo também realizar algumas sessões de testes na Europa, já visando a temporada de 2011”, completa Lambert.

» Veja abaixo os melhores classificados da Fórmula 3 Sul-americana em 2009:
1) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 134 pontos
2) Cláudio Cantelli (Bassan Motorsport), 94
3) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), 80
4) Henrique Lambert (Razia Sports), 71
5) Yann Cunha (Razia Sports), 69

1.667.944FJPB1.4

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/formula-3-lambert-comemora-quarto-lugar-em-ano-de-estreia/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.