Nascar NextGen: Os carros são seguros?

Os novos carros da Nascar, chamados de NextGen, e que estrearam nesta temporada, são mesmos seguros? A Nascar não confessa nenhum problema mas os carros pegam fogo e pilotos tem concussão.

Vários carros já pegaram fogo na parte dianteira dos NextGen, e pelo menos dois deles tiveram incêndios grandes, o que poderia causar ferimentos em seus pilotos.

Kurt Busch, afastado por Concussão

Mas algo pior já aconteceu, com batidas de traseira que atingiram alguns desses carros. Seus pilotos reclamaram de danos transmitidos para suas cabeças, e dois deles já estão afastados – ambos pilotos que já estavam garantidos nos PlayOffs.

Kurt Busch, piloto da equipe 23XI Racing, que tinha uma vitória na fase regular desta temporada, e portanto estaria disputando o título de 2022, teve um acidente desse tipo, e que não foi muito impactante – visualmente falando – em Pocono, e além de ter que se afastar até agora e sem prazo para retornar, teve que desistir de disputar os PlayOffs.

Isto foi há nove etapas atrás, e até hoje Kurt sofre de problemas relacionados à concussão, e com problemas de visão, portanto continua afastado das corridas.
(Atualização: em 15/10/22 Kurt declarou que não poderá voltar em 2022, e que não vai poder correr em 2023, pois continua sofrendo sintomas de concussão)

Alex Bowman, afastado por concussão

E na última quinta-feira de setembro (29) a Nascar divulgou que um outro piloto, agora Alex Bowman, que corre pela Hendrick Motorsports – que se acidentou na semana passada, na etapa do Texas, numa batida também de traseira, sem nenhum impacto visual, incluindo as imagens de seu corpo gravadas pela câmera de bordo – foi declarado não apto a participar da etapa de Talladega, e com isso deverá ser eliminado dos PlayOffs, já que está na bolha da eliminação.

O próprio piloto declarou que após a avaliação médica porque passou onde foi identificada a concussão, que não iria correr no carro #48 em Talladega. Ele está desapontado mas declarou que o importante é sua saúde, e que quer voltar a competir o mais breve possível.

Neste momento Bowman já perdeu três etapas, e tudo leva a crer que não volte mais a correr em 2022.

O que intriga – além do silêncio da própria Nascar – é que comentaristas das emissoras de televisão, tanto as norte-americanas quanto a brasileira, não se indignam, não reverberam tais incidentes, não colocam para o público o grande perigo que estes carros, aparentemente projetados com pressa demais, estão levando aos seus pilotos.

A Nascar sempre diz que o que importa é a segurança dos pilotos. Ou isso não é uma verdade ou o carro não tem desculpa pelos erros de projeto, mas eles não querem dar o braço a torcer, e passar a verdade nua e crua para seus aficionados.

Vamos torcer para que algo ainda mais grave não aconteça!

1.633.870FJPB1.519

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-nextgen-os-carros-sao-seguros/