Nesta Semana tem Decisão

Nesta semana teremos decisão dos campeões da MotoGP e da Fórmula 2. Na Moto2 a disputa é apenas pelo terceiro lugar.

Confira os cenários possíveis

Cenários para a definição do título na MotoGP

Como a etapa deste final de semana em Valência é a última da temporada, finalmente será decidido quem será o campeão de 2023 da categoria. As chances passaram quase todas para Francesco Bagnaia, que agora tem 90% de se sagrar o campeão.

Bagnaia tem 21 pontos de vantagem sobre Jorge Martin. Como tem mais vitórias que o espanhol, para o italiano bastará não perder mais que 21 pontos para seu oponente que garantirá o título deste ano.

Como a categoria tem duas corridas por etapa, com a “sprint race” valendo 12 pontos, fica extenso colocar aqui as alternativas possíveis. Portanto simplificando podemos dizer que mesmo que Martin vença as duas corridas, bastará à Bagnaia chegar em quinto nessas corridas para garantir a taça.

Confira aqui os Resultados das Corridas, as Temporadas e Estatísticas dos Pilotos, os Campeonatos de Pilotos – e de Equipes

Cenários para a definição do título na Fórmula 2

Como a etapa deste fim de semana em Abu Dhabi também é a última da temporada para a Fórmula 2 (que ficou parada cerca de 3 meses, num calendário muito mal feito), a decisão obviamente vai sair de qualquer jeito.

Theo Pourchaire tem 95% de chances de levar o título, apesar das esperanças de Frederik Vesti. A diferença de pontos entre eles é de 25 pontos, muito embora Vesti tenha 5 vitórias contra uma única de Pourchaire. Isso demonstra a maior consistência do piloto francês sobre o dinamarquês.

Com 39 pontos em disputa (incluindo os bônus da pole e os das melhores voltas), bastará a Pourchaire não perder mais que 13 pontos para ser o novo campeão. Assim que vale o mesmo que escrevemos acima sobre a extensão das possibilidades que levariam à esse cenário.

Mas podemos simplificar dizendo que a Pourchaire bastariam dois sextos lugares (se Vesti não vencer levando os pontos extras) para garantir o título.

Cenários para a definição do título na Moto2

Já na Moto2 o campeão e o vice já estão decididos desde a etapa anterior, no Qatar. Pedro Acosta já tinha sido sagrado campeão, enquanto Tony Arbolino ficou com o vice-campeonato.

Sobrou a decisão de quem será o terceiro colocado nesta temporada, e a definição, que há quatro etapas atrás já parecia praticamente nas mãos de Jake Dixon – que ainda agora mantém uma vantagem para Fermin Aldeguer -, viu a escalada do piloto espanhol, que venceu de forma consecutiva as últimas três etapas, e fez cair sua desvantagem para o inglês para apenas 7 pontos – com quatro vitórias na temporada contra uma única de Dixon.

» Alternativas possíveis em Valência:

  • Se Aldeguer vencer a prova, Dixon será campeão se for P2
  • Se Aldeguer for P2, Dixon será campeão se for P4 ou melhor
  • Se Aldeguer for P3, Dixon será campeão se for P6 ou melhor
  • Se Aldeguer for P4, Dixon será campeão se for P9 ou melhor
  • Se Aldeguer for P5, Dixon será campeão se for P11 ou melhor
  • Se Aldeguer for P6, Dixon será campeão se for P12 ou melhor
  • Se Aldeguer for P7, Dixon será campeão se for P13 ou melhor
  • Se Aldeguer for P8, Dixon será campeão se for P14 ou melhor
  • Se Aldeguer for P9, Dixon será campeão se for P15 ou melhor
  • Se Aldeguer for no máximo P10, Dixon será campeão mesmo sem pontuar
Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.566.997FJPB1.91

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nesta-semana-tem-decisao-4/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.