O RADINHO

O RADINHO:

A história começa no longínquo ano de 1971. Quando nem tínhamos TV em Uruguaiana. Nem brasileiro campeão na F1. Acompanha as corridas pelo rádio, sintonizado na Globo do Rio. A narração era do Jorge Curi, reportagens do Janos Lengel (húngaro, acho que naturalizado angolano, por isto, dominava o português) e os comentários eram de Celso Itiberê, hoje meu amigo…

Na madrugada de sábado para domingo, 24 para 25 de julho de 2010, choveu intensamente em Uruguaiana. Houve queda de luz.

Começa o meu drama… Acordei para “ver” o GP Alemanha, e me deparei com a falta de energia elétrica e era “geral” em toda a cidade. Faltavam apenas vinte minutos para a bandeirada de largada.

Um filme de quarenta anos passou rapidamente. Corri em busca do velho radinho de pilha. Tentei sintonizar na Globo, procurei a Bandeirantes, entre o desespero de interromper a minha série milenar acompanhando as corridas da F1. Tentei me conformar com a possibilidade de ver a corrida no VT do Sport Tv, na parte da tarde.

Exatos sete minutos antes da largada, voltou a LUZ! Desliguei o ruidoso radinho. Vi a corrida, mas teria sido melhor não vê-la!

Lá na década de 70, quando o radinho era o companheiro, tinham PILOTOS, com “P” maiúsculo. Preservavam as suas reputações. Não havia contratos milionários e a corridas eram decididas na pista. Ninguém sequer especulava entregar vitórias, atirar-se em muros. “Autodesonrar-se”. Não se falava em fraudar resultados. Era outra a F1 que eu apreendi a gostar…

FERIDO:

Não estou ferido pela atitude de Felipe Massa. Nunca fui seu torcedor. Não estou ferido como brasileiro, pois acho que o automobilismo não tem pátria. É de todos. Mas, estou ferido como desportista. Por amar o esporte, especialmente, o automobilismo. Sei que existem falhas de conduta em todos. De pessoas que estão competindo por puro meio de viver vidas nababescas. O esporte, não mais importa.

PUNIÇÃO:

Todos! Rigorosa. Suspensão de todas as demais provas do campeonato, seria pouco… Mas, sei que acabará em pizza… Como sempre. A punição será tirar os pontos da Ferrari do mundial de construtores. Afinal, ela não vai ganhar mesmo… E a FIA dá uma satisfação para o “público”.

1.657.484FJPB1.22

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/o-radinho/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.