Mattias Ekstrom voltou a vencer a ROC (Corrida dos Campeões) após hiato de dez anos, e de quebra sagrando-se tetracampeão no evento extra-campeonato, que foi disputado na Suécia.
O bicampeão do DTM, Ekstrom conquistou seu quarto título da Race of Champions (ROC) em Pite Havsbad, na Suécia, depois de derrotar o piloto reserva da Mercedes na Fórmula 1, Mick Schumacher, na final.
O sueco, que venceu duas vezes Michael Schumacher, pai de Mick, nas finais de 2007 e 2009, não escondeu os sentimentos ao enfrentar o ex-piloto da Haas no mesmo palco tantos anos depois.
Ekstrom garantiu sua passagem para a final ao derrotar o ás do rallycross americano Travis Pastrana na primeira rodada, depois superou Johann Kristoffersson em duelos apertados nas quartas de final.
Isso colocou Ekstrom em uma batalha na semifinal com o piloto do WRC, Thierry Neuville.
A outra semifinal colocou Schumacher contra o recém-aposentado piloto da Aston Martin, Sebastian Vettel, seu companheiro no Time da Alemanha na Copa das Nações de sábado.
A final começou com uma batalha nos Polaris RZR, e Ekstrom conseguiu a vitória por outra margem estreita: desta vez 0,348s. Ele foi mais convincente no segundo confronto, que viu os rivais mudarem para o Supercar Lites. Ekstrom venceu por mais de um segundo, apesar de um pequeno incêndio no cockpit.
O antigo campeão da ROC, Sebastien Loeb, perdeu para Neuville na primeira rodada, embora os ases do rally dividissem as vitórias e um tie-break fosse necessário para eliminar o nove vezes campeão mundial.
O Time Noruega vence a Copa das Nações
Disputada desde 1999, no mesmo esquema da Race of Champions, a Copa das Nações coloca um confronto de Times representando países, sempre no sábado antes da Corrida dos Campeões, e neste ano a família Solberg (Petter, o pai, e Oliver, o filho), representando o Time Noruega, venceu o torneio, repetindo a vitória que obteve no ano passado.
Na final deste ano, a vitória dos Solberg aconteceu sobre o Time All-Star, composto por Thierry Neuville e Felipe Drugovich, pelo placar de 3 a 1.
No caminho para a final, os noruegueses derrotaram a França, com Sebastien Loeb e Adrien Tambay, por 4 a 0. Nas quartas, superaram os suecos Mattias Ekstrom e Johan Kristoffersson.
Neuville e Drugovich chegaram à final derrotando o Time Alemanha, que teve Sebastian Vettel e Mick Schumacher, por 3 a 1. O All-Star do brasileiro havia superado os norte-americanos (com Travis Pastrana e Tanner Foust) pelo mesmo placar.
Confira todos os Campeões da ROC