Brawn fala sobre quebra de peça de Barrichello

Chefe de equipe de Rubens Barrichello, Ross Brawn detalhou problema no carro do brasileiro, que ocasionou choque do piloto da Ferrari com mola da suspensão do BGP 001. A quebra de uma mola do amortecedor da suspensão traseira de Rubens causou o grave acidente sofrido por Felipe Massa no treino classificatório para o GP da Hungria, neste sábado (25).

O brasileiro da Ferrari depois do impacto da peça contra o seu capacete, ficou inconsciente e bateu na barreira de proteção de pneus, precisando ser internado em hospital de Budapeste por conta de uma concussão cerebral provocada pelo choque, e também por fratura no osso da testa.

(Veja mais abaixo um esquema da dinâmica do acidente sofrido por Massa)

Após o acidente, Ross Brawn deu sua versão sobre o que aconteceu com o carro da sua equipe:

O dirigente confirmou que a mola era mesmo do carro de Barrichello, e falou também sobre as questões envolvendo a segurança dos pilotos depois de dois acidentes causados por peças soltas na pista — há uma semana, Henry Surtees morreu após ter sido atingido por uma roda durante uma prova da Fórmula 2.

“Foi a terceira mola do amortecedor traseiro que se soltou do carro de Rubens e acertou Felipe. Ainda estamos investigando o que houve, pois a FIA ainda não nos entregou a peça. Assim que a tivermos em mãos, vamos poder compreender o que aconteceu.”

Brawn disse que Barrichello percebeu na hora que havia algo de errado com o seu carro. “Ele falou conosco no rádio imediatamente. Rubens estava cerca de quatro segundos à frente de Felipe na pista, e a mola deve ter quicado na pista durante todo este tempo. Não sei explicar os detalhes, mas é realmente surpreendente que isso tenha acontecido com ele tão atrás. Foi algo assustador”, ressaltou.

O dirigente falou também sobre o que pode ser feito para evitar este tipo de problema, mas destacou que é preciso manter a situação sob controle. “Há como solucionar isto. Precisamos de um estudo na área de estruturas, que trate de proteções de bolha sobre os pilotos. Qualquer coisa é possível, mas antes precisamos entender o que aconteceu neste caso. E, além disso, também temos de louvar o trabalho feito com os capacetes nos últimos anos”, lembrou Ross.

“Creio que é hora de vermos a situação por completo. Você pode até ter uma proteção, ou um canopy – que é uma peça similar aquelas utilizadas em aviões de caça -, mas precisa fazer algo que seja fácil de ser retirado pelo piloto. Não queremos uma estrutura que caia por sobre o piloto. Há várias considerações a serem tomadas, mas é óbvio que vamos analisar isso tudo”, finalizou Brawn.

Veja abaixo um esquema da dinâmica do acidente de Massa (clique para ampliá-la):

[photopress:hungria_acidente_massa.jpg,thumb,pp_image]

1.681.927FJPB1.17

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/brawn-fala-sobre-quebra-de-peca-de-barrichello/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.