Veja o GP da Hungria volta a volta

A largada na Hungria foi quase tranquila, apenas Sebastian Vettel e Rubens Barrichello se tocaram. Vettel, fechado e tocado por Kimi Raikkonen, caiu para a 7ª posição, enquanto Barrichello caiu para 18º.

Felipe Massa obviamente não participou da prova, deixando o décimo lugar do grid vazio.

Na passagem da 5ª volta as posições eram: Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Mark Webber, Raikkonen, Nico Rosberg, Heike Kovalainen, Vettel, Jenson Button, Kazuki Nakajima e Jarno Trulli. Na volta seguinte Hamilton fez a voltamais rápida da prova, com um tempo de 1:23,218.

Hamilton começou a andar muito mais que Alonso, o líder, tirando cerca de 0,4s por volta. Já na volta 9 quem fez a voltamais rápida da prova foi Webber, com um tempo de 1:23,190. Nesse momento Alonso – com o carro mais leva do grid – era o mais lento dos primeiros cinco na pista.

Os primeiros colocados se mantinham nas mesmas posições, com Nelson Angelo Piquet na 11ª colocação, enquanto Barrichello na 16ª.

O primeiro carro a parar foi Alonso, na volta 12 – pelo menos duas antes do previsto. Na volta ele se posicionou na 10ª colocação. Na saída sérios problemas com as rodas dianteiras de Alonso. Tanto que em poucas curvas a frente a roda dianteira direita pulou fora do carro – mais um objeto voador numa pista. Ele conseguiu voltar aos boxes, mesmo com 3 rodas, e voltou à prova, agora na 18ª e última colocação.

Agora na ponta da prova, Hamilton voltou a fazer a voltamais rápida da prova na volta 16, baixando da marca de 1:23 – exatos 1:22,479. Nessa mesma volta Alonso retornou aos boxes, para abandonar a prova.

Na volta 19 na saída de Webber, ainda dentro do pit-lane, foi muito perigosa, quase acertando o carro de Raikkonen, que também estava passando no pit-lane.

Na volta 23 Piquet fez seu primeiro pit-stop, quando estava na sexta posição, e na saída recebeu forte pressão de Nakajima, mas conseguiu segurar com garra a sua 14ª posição.

Na volta 25, com apenas Trulli e Glock sem trocar pneus entre os líderes, as posições na pista era: Hamilton, Trulli, Raikkonen, Glock, Webber, Kovalainen, RTosberg, Vettel, Barrichello (que também ainda não tinha feito seu primeiro pit) e Button.

Na volta 27 Vettel teve problemas com seu carro, e perdeu muitas posições na pista, indo para os boxes, onde trocou apenas o bico de seu carro. Ele retornou na 17ª e última posição na pista. Na volta 30 ele retornou aos boxes para abandonar a prova. Nesse momento apenas Glock (em 3º) e Barrichello (em 7º) eram os únicos a não terem ainda feito seus primeiros pits. Glock parou na volta 32, enquanto Barrichello parou na volta seguinte.

Na volta 35 as posições na pista eram: Hamilton, Raikkonen, Webber, Kovalainen, Rosberg, Glock, Trulli, Button, PIquet e Nakajima. Barrichello era o 13º colocado, atás de Heidfeld e Kubica.

Na volta 37 a Ferrari de Raikkonen começou a render mais que a McLaren de Hamilton, e passou a fazer voltas com um tempo cerca de 0,3s mais rápidas. Mas Hamilton conseguiu responder e os tempos de ambos ficaram similares, na casa dos 1:23,1. Mas a partir da volta 40 Raikkonen perdeu um pouco de rendimento, e começou a fazer voltas cerca de 0,6s mais lento. A partir da volta 43 os dois voltaram a fazer tempo similares novamente, com a diferença entre ambos perto dos 7,4s.

Na volta 44 Kovalainen foi o primeiro a realizar seu segundo pit-stop. Ele estava 5ª colocação, e retornou na 6ª posição. Depois parou Raikkonen, que teve problemas para sair do box, e em seguida Hamilton, que estava na liderança, retornando ainda na liderança, 1,5s à frente de Webber. Raikkonen é que, com a perda de cerca de 2 segundos no pit, voltou na 4ª colocação.

Na volta 51 as posições eram: Hamilton, Raikkonen, Glock, Webber, Rosberg, Kovalainen, Trulli, Button, Nakajima e Kubica. Barrichello era o 11º e Piquet o 13º colocado.

Glock foi o último a fazer seu 2º pit-stop, feito apenas na volta 60. Nessa volta as posições eram: Hamilton, Raikkonen, Webber, Rosberg, Kovalainen, Glock, Button, Trulli, Nakajima e Barrichello. Piquet era o 12º colocado.

Na volta 63 a briga na pista era entre Trulli, Nakajima e Barrichello, com a diferença entre eles de apenas 1,3s.

Na volta 65 a voltamais rápida da prova passou a ser de Webber, com uma volta voadora, feita em 1:21,931 – baixando em mais de 0,5s a melhor volta de Hamilton.

A briga entre Trulli, Nakajima e Barrichello continuava, com a diferença entre eles de apenas 1,1s.

As posições na volta 68 era de Hamilton, Raikkonen, Webber, Rosberg, Kovalainen, Glock, Button, Trulli, Nakajima e Barrichello. E nessas posições eles cruzaram a linha de chegada. Hamilton não vencia desde o GP da China de 2008.

Voltas na Liderança da Prova:
Fernando Alonso: 1 – 11 (11 voltas)
Lewis Hamilton: 12 – 20 / 22 – 45 / 46 – 70 (58 voltas)
Heiki Kovalainen: 21 – 21 (1 volta)

Melhor volta da prova: Mark Alan Webber com volta em 1:21,931 (65ª)

1.681.295FJPB1.16

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/veja-o-gp-da-hungria-volta-a-volta/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.