Brasileiros estão na Malásia para o International GP

Seis jovens pilotos brasileiros desembarcaram nesta segunda na capital da Malásia, Kuala Lumpur, para realizar um sonho, o de competir no Exterior. Eles disputam, no próximo final de semana, o Red White Sangari International Kart Grand Prix, que acontece no Sepang Kart Circuit.

Localizada na área metropolitana da capital, Sepang também é sede do Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur. A participação brasileira na competição é uma premiação oferecida pelo Grupo Sangari, multinacional da área da educação presente em 16 países.

A premiação foi por mérito, de acordo com o desempenho dos pilotos na Copa Brasil de Kart, realizada no dia 11 de outubro em Lauro de Freitas, em Salvador. O campeão de cada categoria, mais um piloto convidado, ganharam o direito de disputar a competição na Malásia.

“É uma iniciativa que valorizamos muito, pois se trata de uma grande oportunidade para estes pilotos não só de competir no Exterior e ter uma experiência internacional, mas para também permitir a estes jovens o crescimento e a evolução como pessoas. É uma chance única”, comemorou Binho Carcasci, membro da Comissão Nacional de Kart (CNK), que irá dirigir a delegação na Malásia.

Com idades entre 10 e 22 anos, cinco dos seis pilotos terão nos 1.250m do traçado de Sepang a sua primeira experiência no kartismo internacional. O sexto competidor, convidado pela Sangari, é Rafael Suzuki, o mais experiente do sexteto.

“Vou servir de guia para a garotada”, brincou Suzuki, que já competiu no autódromo de Kuala Lumpur em 2007, pela Fórmula 3 Asiática e este ano ficou em quarto lugar no Campeonato Alemão de F3. “Pretendo ajudá-los com experiência e do melhor jeito possível. Estamos na Malásia como uma equipe, então a meta é fazer todos andarem bem, principalmente os mais novos”, lembrou.

“É cedo para fazer uma projeção, mas como em qualquer corrida, a idéia é se adaptar o mais rápido possível. Tudo vai se basear em como começarmos o trabalho. As pessoas que nos acompanharão são competentes”, disse Rafael, que destacou o calor que faz no país asiático. “É um país completamente diferente do Brasil. A umidade é muito alta e isso pode ser uma dificuldade para a garotada. Dizer que faz calor é pouco: parece uma sauna ao ar livre”, comparou Suzuki, que disputará a categoria senior.

Enquanto Suzuki é o mais experiente dos seis, Giuliano Raucci é o mais jovem dos competidores brasileiros. Com dez anos, o piloto foi vice-campeão brasileiro da categoria mirim em 2007, campeão do GP Brasil no mesmo ano e da Copa Brasil. Bicampeão do Paulista da Granja Viana, Raucci se diz ansioso. “Eu quero representar muito bem o Brasil e fazer o melhor que puder. A idéia é ganhar experiência para as próximas corridas, porque essa competição na Malásia vai me dar muita experiência. Quero aprender bastante correndo em outro país, em outra pista e contra outros pilotos”, afirmou.

Assim como Raucci, Pietro Rimbano, de 11 anos, disputará a categoria Micro Max. “Não vai ser fácil, mas quero chegar entre os três primeiros no final. O equipamento é novo para nós, então teremos que aprender bastante coisa. Vou fazer o máximo para voltar mais forte”, contou Pietro, campeão paranaense, brasileiro e vice-campeão paulista na cadete.

Victor Franzoni, de 14 anos, disputará a categoria Junior e também estreará em pistas estrangeiras. “Estou ansioso, pois vai ser minha primeira experiência fora do país. Tudo vai ser novidade, mas espero passar bem pelas baterias eliminatórias e chegar na final, para buscar um lugar entre os dez melhores”, contou o paulista, que corre desde 2005 e foi campeão da Copa Brasil em Lauro de Freitas, também na Júnior. “Vai ser uma ótima experiência, conhecer outra pista, outro país, treinar o idioma e conhecer novos costumes”.

Dois anos mais velho, Matheus Protti disputará a categoria Senior. “A idéia é pegar experiência, mas sem esquecer de andar forte desde o início”, destacou. “Estou tranquilo quanto à competição, mas quero aprender ao máximo, pois esta oportunidade vai agregar experiência e conhecimento, e isso deve ajudar muito no prosseguimento da carreira”, disse.

Com currículo cheio de títulos, Vinicius Perdigão tem 19 anos e, assim como Protti e Suzuki, correrá na Senior e já vê adiante. Para ele, sair do país também será uma forma de mostrar talento visando uma oportunidade em outras categorias do automobilismo. “O campeonato será de alto nível e queremos mostrar que somos talentosos. Além disso, já estou pensando em correr de fórmula e esta pode ser uma boa oportunidade”, contou. Vivendo em Luis Eduardo Magalhães, Vinicius foi campeão da Copa Brasil deste ano e não vê o calor como um fator complicador. “Tenho corrido muito em Brasília, Goiás e Tocantins. E, morando na Bahia, acho que o calor não será problema, pelo menos para mim”, afirmou.

A programação do Red White Sangari International Kart Grand Prix será aberta nesta sexta-feira (20) com a realização dos primeiros treinos e baterias eliminatórias. A grande final acontece no domingo (22).

1.677.743FJPB1.7

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/delegacao-brasileira-ja-esta-na-malasia-para-o-international-gp/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.