Descartes de pontos estragando a Stock Car

A Stock Car vem, ao longo de sua grande – e longa – história, colocando alguns “jabutis” em suas regras desportivas. Uma, e a mais anacrônica delas, é o descarte dos piores resultados do piloto ao longo da temporada.

No momento a regra é de que os QUATRO piores resultados – aqui incluindo possíveis etapas e/ou corridas que o piloto não disputou – só tumultua as decisões dos títulos, além de prejudicar pilotos que sejam mais constantes que os outros.

É algo como afirmar que um piloto que pontua sempre, mesmo que não obtendo muitas vitórias, deva ser punido por tal feito, em detrimento de um mais instável, com vitórias mas também com corridas fora da zona de pontos.

Isso também “premia” pilotos que queiram participar de outras categorias. Não pôde participar de uma etapa, mas isso já lhe dá como prêmio a chance de descartar dois zeros.

No momento – às vésperas da disputa da nona etapa, em Buenos Aires – temos alguns casos dessa regra sem sentido:

  • O líder, Gabriel Casagrande tem 217 pontos, e não precisa descartar nenhum ponto válido, ou seja, se a temporada fosse acabar na próxima etapa, ele ficaria com todos os seus 217 pontos;
  • Enquanto Rubens Barrichello, que tem 196 pontos, perderia nada menos que 13 pontos – e cairia da vice-liderança para o quarto lugar, pois teria que descartar esses pontos que suou para tirar das provas;
  • Guilherme Salas é um outro exemplo dessa real injustiça: está apenas na décima colocação, mesmo assim essa esdrúxula regra o obriga, hoje, a perder 6 pontos.

» Confira os pontos dos 4 descartes, na situação de momento, para os Top 10 da temporada:

#PilotoPontosVitóriasGPsDescartes
1Gabriel Casagrande2172160
2Rubens Barrichello19611613
3Ricardo Zonta1942163
4Daniel Serra1902150
5Thiago Camilo1802162
6Rafael Suzuki1720164
7Gianluca Petecof1640152
8Felipe Fraga1600140
9Cesar Ramos1581160
10Guilherme Salas1550166
Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

Alguns leitores nos manifestaram que uma boa razão para essa regra é que daria a chance para um piloto, que fosse envolvido num acidente, que pudesse descartar esse tipo de evento, continuando a manter uma boa pontuação.

Mas respondemos que se isso fosse a intenção, o melhor seria como a Nascar faz: simplesmente todos pontuam, e o último tem garantido pelo menos um ponto.

Isto sim seria interessante (aliás a Stock Car já dá pontos para os vinte melhores colocados em suas provas) e também mais lógico.

O que você acha? concorda ou discorda? Deixe sua opinião nos comentários!

1.653.858FJPB1.397

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/descartes-de-pontos-estragando-a-stock-car/

1 comentário

  1. Concordo com a retirada dessa regra, e também a da regra do Lastro.

    Dar pontos a todos os pilotos não tenho certeza que resolveria algo, mas sim seria mais justo com todos.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.