F1 no GP da Emilia Romagna é novidade?

A Fórmula 1 vai para sua 13ª etapa numa conturbada e incrível temporada, afetada pela pandemia. E o GP desta semana, da Emilia Romagna, é um novo ou é velho conhecido?.

Embora nunca tenha antes acontecido um GP da Emilia Romagna na Fórmula 1, ele será o terceiro que se realizará neste país europeu em 2020. Teve o GP da Itália, realizado no tradicional circuito de Monza em 06/09. Depois, na semana seguinte, houve a disputa do GP da Toscana, no circuito de Mugello – este sim uma novidade na categoria. Agora, em 1º de novembro, acontecerá o GP da Emilia Romagna, que será disputado em Imola.

Cada um tem um nome diferente, já que não pode haver dois GPs no mesmo país, usando o nome deste. Por isso ter GPs com nomes diferentes, mas todos na Itália.

Último GP disputado em Imola
(como GP de San Marino, em 2006)

Mas será a primeira vez em Imola? Com o nome GP de Imola nunca existiu na F1. Mas 25 GPs já foram disputados nessa pista, todas com o nome de GP de San Marino (um país que, obviamente, nem na Itália está). Esse circuito estava há 14 anos fora da Fórmula 1.

E, para quem se lembra, de triste lembrança, pois em 1994 morreu tragicamente nosso Ayrton Senna.

Seus maiores pilotos foram Ayrton Senna, com o recorde de oito poles, e Michael Schumacher, com o recorde de sete vitórias e seis voltas mais rápidas.

Seu nome oficial é Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e é de propriedade da Ferrari, que realiza testes particulares nesse circuito.

Só um piloto da ativa deixou seu nome entre os melhores nesse circuito. Kimi Raikkonen, que fez a pole no ano de 2005.

Um fato, agora para o lado do risível, também faz parte de sua história. Foi no GP de 1991, quando ainda na volta de apresentação e warmup dois pilotos rodaram na pista muito molhada: Alain Prost com Ferrari e Gerhard Berger com McLaren. Berger voltou, mas Prost, vexatoriamente, teve que se retirar, sem ter nem dado a largada.

» Confira os maiores vencedores e poles na pista de Imola

Pilotos com mais vitórias e mais poles em Imola

Confira uma volta no circuito de Imola com narração de Pierre Gasly:

1.693.295FJPB1.440

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-no-gp-da-emilia-romagna-e-novidade/

1 comentário

  1. Essa rata do Alain Prost eu lembrava, não deixei de rir muito naquele domingo. O francês tinha muita experiência, não imagino porque fez essa besteira.

    Mas não lembrava que o Berger quase saiu junto.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.