Fórmula 1: As disputas entre equipes

A temporada 2023 da Fórmula 1 viu grandes mudanças de performances entre algumas das principais equipes da categoria. Tirando a absoluta Red Bull, já sagrada campeã da temporada, como devem terminar as outras no Top 5?

Fato é que entre as quatro equipes – Mercedes, Ferrari, Aston Martin e McLaren – o que vemos é que a Mercedes manteve sua performance tanto comparando-se as suas quatro primeiras etapas, quanto as quatro últimas. Na verdade piorou, mas muito levemente – foram 76 pontos nas primeiras quatro corridas contra 71 pontos nas últimas quatro.

A equipe Ferrari melhorou bem, passando de 62 pontos antes para os 97 pontos acumulados agora.

Já no caso das equipes Aston Martin e McLaren, que disputam a terceira colocação geral, o que vemos é uma total inversão de performance. A Aston Martin caiu demais, passando de 87 para míseros 15 pontos, enquanto a McLaren inverteu seu desempenho, tendo sido a melhor de todas as quatro equipes, passando de minúsculos 14 pontos antes para espantosos 108 pontos agora.

https://pypbr.com/f1/

Como pode ser claramente verificado, na tabela abaixo, fica claro que – mantendo-se as performances das últimas quatro etapas, a Ferrari deverá ser a vice-campeã da temporada, enquanto a Aston Martin cairá para a quinta colocação do campeonato.

Obviamente a luta pelo vice-campeonato poderá ficar mesmo com a Mercedes, se ela melhorar seu desempenho nas últimas cinco etapas, e levando-se em conta que a diferença de pontos é pequena. Então aqui a luta está aberta.

» Confira nossa projeção

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

» E as Equipes do Fundo do Pelotão?

Fizemos o mesmo tipo de levantamento e projeção para as cinco equipes do fundo do pelotão. O resultado traz um pouco mais de incertezas para nossas projeções, já que elas pontuam muito esporadicamente, porém é interessante observar o resultado final, que é: todas devem manter suas posições relativas no Campeonato de Equipes.

Nós não visualizamos alguma quebra na ordem estabelecida até o Catar. Senão vejamos:

Aqui a Alpine é a única que se destacará das demais, mesmo assim deve terminar a temporada apenas na sexta colocação, a pouco menos de 130 pontos da Aston Martin.

1.567.003FJPB1.250

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/formula-1-as-disputas-entre-equipes/

2 comentários

  1. E sobre a Williams, tem chances de subir mais este ano?

    1. Olá Adalberto.

      Complementamos nossos levantamentos para as equipes do fundo do pelotão, e com relação à Williams ela deve terminar um pouco à frente da Alfa Romeo. Lembrando que em 2022 as duas terminaram empatadas.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.