Nascar: Como se define o Grid da Daytona 500

A Nascar Cup mantém um sistema de Qualifying que varia entre as pistas de curta e média extensões, e aquelas que se disputam Superspeedways. Mas para a prova de abertura de cada temporada – a Daytona 500 – o sistema é bem diferenciado.

Para a prova de Daytona 500, sempre a primeira da temporada, a classificação é modificada e recebe o nome de “Duel At Daytona”. Na verdade são dois Duels – ambos disputados na quinta-feira antes da prova. Os dois primeiros colocados no domingo anterior (que agora será disputada na quarta-feira anterior)– na chamada Qualifying Pole – além de garantir de cara a primeira fila no grid da prova, também marcam como os pilotos largarão nos Duels para a definição do restante do grid.

Os Duels, são provas de 60 voltas para determinar o restante das posições. O primeiro colocado do Qualifying larga na pole position em uma bateria com os carros que ficaram nas posições ímpares da Qualifying Pole. Na segunda bateria a pole position é do segundo colocado da Qualifying Pole e onde correm os carros que ficaram as posições pares.

O grid é formado assim de acordo com a ordem de chegada nos duels, com os melhores do Duel #1 largando das posições ímpares do grid, e com os melhores do Duel #2 largando das posições pares do grid.

Confira os Campeonatos de Pilotos e Equipes; as Temporadas; as Estatísticas dos Pilotos e os PlayOffs

A partir de 2019 incluíram uma novidade, que é a premiação de pontos (para a corrida de abertura) para os Top 10 em cada Duel, no mesmo esquema das bonificações dadas aos Top 10 nos Estágios 1 e 2 das corridas normais:

1º = 10 pontos; 2º = 9; 3º = 8; 4º = 7 … até o 10º = 1 ponto

» Programação da Classificação para a Daytona 500 de 2024:

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.566.992FJPB1.424

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-como-se-define-o-grid-da-daytona-500/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.