PARA ENLOUQUECER

PARA ENLOUQUECER:

Fazer cálculos é recomendável contra o Alzheimer. As duas provas restantes do campeonato mundial de F1 e a forma de distribuição de pontos constituem num grande exercício contra a doença. Mas, cuidado, para não enlouquecer com as combinações.

DADOS:

A tabela apresenta: Alonso (231), Weber (220), Hamilton (210), Vettel (206). Registro, ainda, Button (189). A distribuição de pontos é 20, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1, respectivamente, do 1º ao 10º.

AOS CÁLCULOS:

Não é improvável que Alonso não marque pontos no GP Brasil. Primeiro, pois corridas são corridas. Segundo, já usou todos os motores disponíveis pelo regulamento. Terceiro, pois vem de vários ótimos resultados, enquanto os adversários sempre com problemas. De uma hora para outra isto pode mudar.

Então, começo o primeiro cálculo sem o Alonso. Considerando que ele não marque nenhum ponto no GP Brasil.

Imagino uma vitória do Vettel (+25), com Hamilton em segundo (+18) e Weber em quinto (+10). Nesta hipótese, chegaríamos a Abu Dhabi nas seguintes condições: Alonso 231, Vettel 231, Weber 230 e Hamilton, 228.

Se isto acontecer, podem ter absoluta certeza de que a prova final da temporada será a maior da história da categoria. Quatro pilotos lutando pelo título. Quem chegar à frente (vitória) leva o título, independentemente, de qualquer outro resultado.

Fiz este cálculo. Não é tão improvável. Mas, matematicamente, o que mais aproxima os quatro pretendentes.

COM BUTTON:

Se Button vencer (+25), Vettel, segundo (+18), Hamilton terceiro (+15) e Weber em quinto (+10). Sem Alonso. Chegaríamos na final com cinco disputando sendo que quatro dependendo da vitória e o quinto (Button) do milagre. Ficaria: Alonso, 231; Weber, 230; Hamilton, 225; Vettel 224 e Button 214.

Várias outras combinações são possíveis. Deixo um pouco para vocês!

NOVA PONTUAÇÃO:

Há quem diga que o final emocionante da temporada tem que ser creditado a nova pontuação. Recorri aos números com a pontuação antiga. O resultado não é muito diferente, embora as condições para o título sejam outras. Vejamos: Alonso, 92; Weber, 88; Hamilton, 87; Vettel, 84 e Button, 77.

GP BRASIL:

Pois bem! Domingo teremos o GP Brasil. Penúltima etapa. Depois restará Emirados Árabes, no dia 14. Assim, estamos a pouquíssimos dias da definição. Vamos torcer para que se decida tudo nas últimas curvas.

1.668.573FJPB1.10

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/para-enlouquecer/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.