Uma “varrida” se configura quando um piloto vence uma prova, depois de terminar os dois primeiros estágios também à frente. Até hoje isso aconteceu vinte e seis vezes, e no mínimo em duas provas a cada ano.
Mas quando a corrida é a Charlotte 600, que é dividida não em três mas sim em quatro estágios, consideramos que houve uma “varrida” apenas se um piloto vencer todos os quatro estágios.
O último piloto a varrer uma corrida foi Kyle Larson, na etapa de Las Vegas de 2024, enquanto o ano mais profícuo foi em 2018, quando isso ocorreu por sete vezes, com três diferentes pilotos.
Um pouco de História
Em 2017 a Nascar definiu que as corridas da Cup seriam dividas em três segmentos, cada um dos dois primeiros premiando seus Top 10 com pontos extras, e cada vencedor com 1 ponto de PlayOffs.
Isso melhorou a distribuição dos pontos, premiando os que eram mais constantes, e aumentando a competição, pois mesmo que um piloto terminar agora em 36º (ou seja, anteriormente levaria apenas um único ponto), mas tivesse tido ótimos desempenhos no início e meio da corrida – por exemplo terminado o primeiro estágio em segundo lugar (9 pontos) e o segundo estágio em quarto lugar (7 pontos) -, esse piloto agora sairá da prova com um total de 17 pontos.
Lembrando que 17 são os pontos que são dados ao piloto que termina uma prova na vigésima colocação.
Nesses oito anos da regra dos PlayOffs, um total de 26 vezes – por um total de oito pilotos diferentes – essa varrida aconteceu. Confira abaixo os Pilotos, as Temporadas e as Provas em que esse domínio absoluto aconteceu.